Página inicial - Principal

LABIRINTOS

 

{Matemática}  {Jogos educativos}    {Sokoban}     {Sudoku}    {Puzzles}

O construtor de labirintos: Há duas opções mas começa pela mais divertida, que está à direita: escolhes um modelo. Eu escolhi «dog» e surgiu-me de imediato um lindo labirinto/cão para imprimir, de dificuldade elevada. Se escolheres os labirintos de medida (à esquerda), então poderás ainda escolher três níveis de dificuldade, mas o mais fácil é já muito… muito difícil. Julgo que se copiares o labirinto e o colares no Microsoft Word, poderás redimensionar a imagem. Não escolhas medidas muito elevadas porque os labirintos ficam … terríveis e vão-te dar cabo dos nervos.

NOTA: Onde começa o labirinto?  R.: Nas aberturas que se poderão encontrar à volta do muro preto limitador. Escolhes qual dos dois é o início.

Labirintos para todos os gostos dos mais novos. Desenhos muito coloridos. Desça a página porque há muitas ligações. Clique em quase tudo o que lhe aparece e terá novos e surpreendentes puzzles para imprimir.

Muitos labirintos loucos para imprimir e, depois, resolver. Para quem gosta de cartoons divertidos.

Jogo do Labirinto (Do site Júnior): Fácil, para todos.

Jogue online: Tem um labirinto de dificuldade média. Clique no labirinto e use as teclas direccionais. Pode escolher um labirinto 3D (três dimensões).

Construa lindos puzzles para imprimir: Fiz a árvore de Natal. Note que quanto maior for o «Tree size» mais bonita ela fica.  Veja o site original, com 3 ligações, incluindo a anterior).  Escolhi Christmas Tree Mazes . Se escolher Valentine Mazes, terá lindos corações. Verifique a possibilidade de cor.

Construa o seu próprio labirinto. Mesmo com muitas alterações das medidas, surge um labirinto praticamente semelhante aos outros.

 Jogo online (ecrã pequeno) e download (muito mais espectacular) de versão demo (demonstração).  Depois de instalar, vai gostar muito do jogo. Poderá ficar desiludido(a) quando chegar ao fim dos níveis porque… gostaria de jogar ainda mais. Muito Bom. Neste jogo, você pretende escapar do labirinto mas há uma múmia que imita os seus movimentos e pode apanhá-lo. Deverá compreender a movimentação da "múmia má" quando jogar.

Ajude a múmia do faraó a sair da pirâmide. São níveis que exigem muito raciocínio lógico, pois são muito mais do que puzzles, pois o faraó, após atravessar blocos, fá-los voltarem-se, mudando a posição do caminho.

Labirinto invisível: O objectivo do jogo é encontrar a saída, que está em cima, mas quase sempre invisível; só quando o jogador se aproxima dela é que ela se mostra.

Explica todos os tipos de labirintos, mostrando uma imagem modelo. Copie a imagem e cole no Word; depois redimensione.

http://www.clickmazes.com   ou   http://www.clickmazes.com/index.htm  (tanto faz): Você pode perder-se neste site; se preferir, dou-lhe as indicações necessárias, por partes. 1. Muitos dos labirintos são apenas para imprimir; 2. Há jogos que apelam ao raciocínio lógico. Exemplos: http://www.clickmazes.com/newtile/ixtile.htm  “Tile puzzle”, online. São jogos que exigem muito raciocínio lógico, pois são muito mais do que puzzles: você necessita de reordenar as peças de modo a fechar o circuito. Tem quatro níveis, todos capazes de nos pôr os nervos em franja…

http://www.clickmazes.com/indext.htm   ou http://www.logicmazes.com/tilt.html  (idem): “Tilt puzzle”, online. São jogos que exigem muito raciocínio lógico: você necessita de levar uma bola até ao seu destino mas ela só pára onde há obstáculos. Jogo com muitos níveis. Pode ser jogado por crianças persistentes e/ou inteligentes. Há um jogo em que você “comanda” 2 bolas.  Prepare-se para ir ao neurologista porque há, nesta URL, outros jogos capazes de o(a) deixar de rastos, reduzido à sua microscópica inteligência (como a minha). Clique nas inúmeras ligações existentes. Há uma variedade imensa de jogos deste género, alguns deles têm um nível de exigência de raciocínio elevado.

Coloque os barcos no tabuleiro, horizontal ou verticalmente, de modo a obter a soma apresentada. Muito raciocínio e boa orientação espacial.

Veja também esta apresentação PPT, feita propositadamente para apoio deste quebra-cabeças. GUARDE e, depois, jogue mas na «VISTA NORMAL», para poder movimentar os barcos.

Labirintos fáceis: (Joga contra o tempo). Tens um tempo limitado para percorreres as distâncias. Se gostas de labirintos muito fáceis, entra neste site.

Muitos labirintos para imprimir e, depois, resolver. São adequados às crianças pequenas.

Labirintos com corações: Há três níveis de dificuldade.

Labirintos IMPOSSÍVEIS: Há 2 níveis de dificuldade. Visite o site porque se vai DIVERTIR imenso. Não perca os spots publicitários ao fundo das páginas. Clique em «JOGOS».

Sliding Block puzzles: Brevemente, acrescentarei uma página dos melhores locais deste jogo. É aquele jogo em que há um tabuleiro, normalmente quadrado, dividido em partes, faltando uma. As peças estão desordenadas (ex.: os números) e é necessário reordená-las. Para isso, há um espaço vazio, que permite a deslocação das peças próximas.  Para já, aqui fica um para imprimir, recortar e jogar.

Jogo dos 15: É o célebre jogo que tem um tabuleiro 4x4 mas que só tem 15 peças. Deves colocar os números ordenados, de 1 até 15. Para isso, deslocas as peças, usando o quadrado vazio. VER:    {Puzzles}

Faça um circuito em que os tubos estão interligados. Jogo muito difícil mas verdadeiramente desafiador para os "experts". É semelhante ao Pentaminó.

 

© Professor Vaz Nunes - Ovar - Portugal* Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais.

* Correio: escolovar + @gmail.com

...