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Jogos de cálculo mental

Convida os teus amigos

Usa a tua MASSA CINZENTA

Não uses papel nem máquina .

 


VER: Exercícios de Matemática com autocorrecção  VER também: Operações, onde há muitos exercícios. VER: Jogos inteligentes  


{Tabuada}

Clica AQUI, para jogares. Clica F11 para jogar e sair. O computador dá-te um número a que tu deves chegar. Como? Usando as operações indicadas em baixo (clica na imagem à esquerda, para compreenderes melhor).

NOTA: Joga com um colega e procede assim: cada um anota quantos passos (vezes) demorou a conseguir chegar ao número-alvo. Quem demorar menos passos, ganha. Cálculo mental: (o mesmo jogo).

Concurso de cálculo (pdf para imprimires e fazeres num curto espaço de tempo)

Jogo excelente para cálculo mental. A soma é inalterável mas podes trocar os números de posição e mudar as operações (4). Sempre que obtiveres uma sequência correcta, aguarda alguns segundos para o computador confirmar.

SUGESTÃO: Jogo muito interessante para ser produzido em cartões. Clica «Actualizar = F5» para teres nova sugestão de cálculo, se não gostares da que te é sugerida. Digita o teu nome.

 

Descobre o valor de cada objecto : Jogos de cálculo mental, recorrendo à divisão, à subtracção e à multiplicação.

Clica na imagem à direita para veres um exemplo do nível médio (2).  Descobre o valor (o mesmo).

 

Descobre a massa ("peso") de cada objecto : ( Clica F11 para jogar e sair).  Jogos de cálculo mental, recorrendo ao cálculo mental.

Clica na imagem à direita para veres um exemplo do nível médio (2). Jogo para alunos dos 8/9 aos 12 anos.

 

Descobre a massa ("peso") de cada objecto : ( Clica F11 para jogar e sair.) Jogos de cálculo mental.

Clica na imagem à esquerda, para veres um exemplo do nível médio (2). Jogo para alunos dos 8/9 aos 12 anos.

NOTA 1: G = green; B = blue; R = red / NOTA 2: O tamanho dos "smiles" ajuda-te (?) a calcular.

JOGOS de multiplicar: Muitos jogos para te divertires... a pensar   VER: Jogos inteligentes

Cálculo mental virado do avesso : ( Clica F11 para jogar e sair.) Jogos

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Desafio: Quanto valem os botões? : Gostas de puxar pela massa cinzenta? Descobre o valor dos botões, de modo a conseguires obter as somas na horizontal, na vertical e na diagonal.

Desafio: Quanto valem as figuras? : Descobre o valor de cada figura geométrica. Clica na imagem à direita (extremo). Clica F11 para jogar e sair

Desafio: Completa o puzzle numérico : Descobre o valor de cada espaço.

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Coloca os factores no local correctoDeves colocar os factores na posição correcta, para obteres um produto adequado. LEMBRA-TE da propriedade comutativa da multiplicação. Coloca os factores no local correcto

VER:  Tabuada

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Coloca o marcador no local correctoDeves arrastar a seta (marcador) para a posição correcta, para obteres um produto o mais aproximado possível. Podes revelar ou esconder as escalas das dezenas ou das centenas, nas retas graduadas.

Há centenas de variantes (níveis). NOTA: H=Centenas; T= Dezenas; U= Unidades. Clica F11 para jogar e sair.

VER:  Tabuada 

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Adiciona, subtrai, multiplica e divide: Clica na imagem, para compreenderes melhor este jogo. Objetivo: Alcançar um número (alvo), através de várias operações, com os números dados. SELECIONA com parêntesis ou sem.

NOTA: Começa pelo nível mais fácil (5-7anos) OU usa «OWN TOTAL» e digita um número pequeno.  Só depois entra nos níveis seguintes.

VER: Todas as operações matemáticas

 

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Cálculo rápido: Clica, executa (ou descarrega) o programa e joga de imediato. Tens poucos segundos para veres o n.º sugerido pelo computador (à direita) e procurares cartões que totalizem esse número. Lê as instruções. NOTA: Até 20.

NOTA: Para conseguires limpar todo o ecrã, há uma estratégia mas... não te vou dizer qual é. PENSA.

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Três números consecutivos:  Selecciona «Executar» e joga de imediato. Gostas de puxar pela massa cinzenta? Digita um número na 1.ª casa, assinalada por uma seta. Esse número vai gerar os dois imediatamente a seguir àquele que digitaste e que, somados, deverão corresponder ao número da Lua. Muito cálculo mental, com níveis de dificuldade. Só para alunos do 3.º ano em diante. Nota que deves calcular previamente. Começa no nível «EASY».

JOGOS de multiplicar: Muitos jogos para te divertires... a pensar   VER: Jogos inteligentes

Descobre o Comando:  Digita um número (INPUT) e clica em «ACTIVATE». Finalmente, clica em «REVEAL PROGRAM», para confirmares se descobriste a função.

À direita, tens outra máquina interessante, com 6 variedades. CLICA AQUI, para jogares. Há níveis de grande "classe", só para INTELIGENTES.

 

Divide mentalmente e ganha: Seleciona o teu carro, digita o teu nome, cria um jogo e clica em «START RACE». Divide o mais rapidamente possível para venceres a corrida. Não te enganes... pois és muito penalizado.

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Jogo 24-online: Jogo em linha, do ESCOLOVAR. (Projectar no quadro interactivo ou na parede.)

Jogo do 24: Este é o jogo clássico. Excelente!

Selecciona MAIS jogos do 24 (JOGOS INTELIGENTES)

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Muito jogos para te divertires... a pensar. Deves clicar sempre em «GET NUMBERS». Quase sempre, podes clicar nos chapéus, para alterares os comandos. Deves responder sempre antes de clicares nos números. Exemplo: Em «Rounding HTU-ThHTU», trata-se de indicares a dezena (ou a centena...) mais próxima. Responde antes e. só depois, clicas no cartão de jogo.

Exemplos:

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Adivinha o número: O computador pensa num número entre X e Y (Quem escolhe és tu!). . Por tentativas, vê quem demora menos ensaios a adivinhar. Podes jogar, anotas as tuas tentativas e, de seguida, joga(m) o(s) teu(s) colega(s). CLICA F11 !!

Adivinha números:  página principal

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Cálculo mental: O computador dá-te 3 sugestões de limite de cálculo (5, 10 e 100) ou tu digitas o número limite da tua preferência (clica na seta de «Set a number»); em seguida, o computador dá-te um número e deves calcular quanto falta para esse número. MUITO BOM. AQUI idem,
Adivinha o número: O computador pensa num número entre X e Y (Quem escolhe és tu!). . Por tentativas, vê quem demora menos ensaios a adivinhar. Podes jogar, anotas as tuas tentativas e, de seguida, joga(m) o(s) teu(s) colega(s). CLICA F11 !! Idem, mais simples.
A grande disputa : Junta-te a 4 amigos e prepara-te para o GRANDE DESAFIO DO CÁLCULO MENTAL. Tem todas as operações e obriga a alguma rapidez de cálculo. NOTA: Apaga «PLAYER1» e digita o teu nome (ou nick/alcunha): O jogo parece demorar a entrar quando se clica no KRAZEE prof. mas afasta o rato dele que parece ser mais rápido. Veja esta Versão mais fácil  CLICA F11 !!

Pirâmide do cálculo: Tem 3 níveis, adequados aos diferentes anos do 1.º ciclo. COMO JOGAR: Podem ser vários jogadores mas terão de jogar individualmente ou por equipas. Sugiro que haja limite de tempo para cada um; desse modo, os que utilizarem o verdadeiro cálculo mental serão mais rápidos e terão mais pontos.  O nível 3 dá muitos mais pontos que os outros. Se chegares aos 1000 pontos, abres o túmulo da múmia.

Se quiseres, VÊ IMAGENS. CLICA F11 ! Encontras também outro excelente jogo: o  Jogo dos tijolos : Vários níveis.

Parede do cálculo: Tens vários jogos, com vários níveis.  VÊ IMAGENS. Desce a página quase até baixo e escolhe «Bricks II» ou então «Bricks». Estão em «Addition and Subtraction Games». (Ou então clica JOGO DA PIRÂMIDE (o mesmo )

Welcome to Mark Weddell's Flash Activities

 

Completa o muro (máximo 99): Arrasta os números que estão em baixo para os locais adequados.

  Descobre e adiciona 2 números:  CLICA F11. Selecciona 2 números da grelha que satisfaçam a adição (?+?=36) apresentada. Este jogo é muito bom para cálculo mental e bom para projectar em qualquer meio interactivo. Está também na página da ADIÇÃO.

Desafio mental : Gostas de puxar pela massa cinzenta? Gostas de desafiar os colegas para um concurso de cálculo? Gostas de preencher os 9 espaços de um quadrado para que os resultados na VERTICAL, HORIZONTAL (...) sejam os pedidos? Se quiseres, poderás fazer DOWNLOAD aqui mesmo. Este jogo faz-te PENSAR MESMO e não há máquina que te ajude. NOTA: Se fizeres download deste jogo, então asseguro-te que vais transpirar: tens também  um jogo ao jeito do «Jogo do 24», que faz parte do mesmo pacote. VER IMAGENS DESTE JOGO e DOWNLOAD. PROFESSOR(A) / PAIS Quando fizerem o download (carregamento), por favor, notem 3 situações: Saibam onde fica este jogo ("Math Practice"); descompactem-no, porque é "ZIP"; façam um atalho porque ele não fica nos programas e OS COMANDOS ESTÃO À ESQUERDA, NA VERTICAL. NB: São 2 excelentes jogos.

Quantos faltam para...?: Jogo com 4 níveis: 1. Quanto falta para obter 1 (n.os decimais); 2. Quanto falta para obter 10; 3. Quanto... 20 e ainda outro jogo para obter 100.
Dobro/Metade/Quanto falta/...: Jogos variados, que poderás jogar com os (as) teus (tuas) colegas.

Cálculo mental (SOMAR): Desafia alguns colegas para este jogo. Marca o tempo limite, o nível de dificuldade e... joga de imediato. Jogo muito bom para treinar regularidades nas contagens, dado que é possível somar 9, 19, ..., 99, aos números aleatórios do computador.

A floresta das tabuadas : Ver «Tabuadas». Tabuada Exercícios de Matemática ESCOLOVAR, com autocorrecção.

CERCIFAF Siga este caminho:  "Golfinhos"; "Raciocínio e cálculo" Este é um site de muita qualidade! Tem exercícios variados, para todos, incluindo o 2.º ciclo, com números até 999. Exemplos: Escreve o n.º anterior e o seguinte de ... ; Completa os triângulos mágicos de números; Tangram; Exercícios de Lógica... .

Cálculo mental até 10, 20, ... Muito bom para todas as idades desde a Pré ao 1.º ciclo. É uma balança numérica, que se deve equilibrar. Há muitos níveis. Jogue «weights number» Tem possibilidades extraordinárias de decomposição. Jogue também  «number balance». É em inglês e, por isso, precisa de acompanhar as suas crianças.

Nos quadrados mágicos, as somas por linha, por coluna e por diagonal principal são iguais O objectivo é completá-los. O tempo conta. São quadrados de 4x4 e com 10000 hipóteses diferentes de jogo para jogo.

Exercícios para alunos EXPERT! (4.º ano e seguintes), c/ dezenas e centenas. Este jogo vai apresentando as somas parciais. EXCELENTE p/ cálculo mental. O outro "Quadrado mágico" está na mesma página.

Jogue também  outro Quadrado Mágico Neste jogo, é preciso escolher um número (de 3 hipóteses possíveis) que complete as linhas.

 

O quadrado mágico dos botões: Cada botão corresponde a determinado número, que se descobre por dedução lógica.

Adição, Subtracção, Multiplicação e Divisão: Selecciona «Division facts» e tenta ser rápido nas respostas. Regista o tempo gasto e compete com outros colegas.

Selecciona «Doubles» e «Halves», para dobros e metades. Tens muitas outras possibilidades. Clica na imagem, para veres um exemplo de um exercício com «DOBRO».

Vamos à quinta calcular mentalmente: Vais precisar de lápis e folha, para fazeres alguns exercícios.  O mesmo.

Vamos multiplicar mentalmente: Selecciona o tempo e o número de questões. (Do 4.º ano em diante).

Junta-te a alguns amigos e calcula em menos tempo que eles (elas).

Usando apenas algumas operações aritméticas, encontra 8 números. Podes usar o comando AC, para continuares o jogo.

Podes optar por vários jogos, todos praticamente iguais (se andas no 1.º ciclo, não escolhas o jogo com x2).

Jogo 0  (Usa os sinais + e x). NOTA: Começa no nível 1. Há mais níveis, com outros sinais. Em PORTUGUÊS!

Jogo 1  (Usa os sinais + e x). NOTA: Começa no nível 1. Há mais níveis, com outros sinais.

Jogo 2  (Usa os sinais + e x). NOTA: Começa no nível 1. Há mais níveis, com outros sinais.

Jogo 3  (Usa os sinais - , x e x2). NOTA: Começa no nível 1. Há mais níveis, com outros sinais.

Jogo 4  (Usa os sinais - e x ). NOTA: Deves preencher 20 linhas, com os resultados de 1 a 20. Quando conseguires um resultado de 1 a 20, todos os teus cálculos são resumidos na linha respectiva. MUITO BOM.

Jogo 5  (Usa os sinais - , x e x2).

VEJA: Exercícios de Matemática com autocorrecção   VEJA também: Operações, onde há muitos exercícios.

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