Página principal e inicial

Adicionar / Decomposição (6-8 anos)

Matemática - Página principal

  {Números - Página principal}   VALOR POSICIONAL   Rectas numéricas     {CÁLCULO MENTAL}  

Adição: principal     Adição: iniciação       Adição: Algoritmo-JOGOS


(Decomposição 50+1; 50+2...)

Composição e decomposição de números até 10 (Adição) (Apresentação PPT), com material Cuisenaire.

,

Números até 10,  100, ...: Preenchimento de lacunas: cálculo mental, operações, decomposição de números e muitos mais exercícios, tudo com autocorrecção.  Exercícios HotPotatoes. São exercícios como: 9+...=10;  15+...=20; 56+...=60; 45+...=70   (Até 99)

Idades: A partir do 1.º ano de escolaridade. (6-7-8 anos)

Números até 10,  100, ...: Digita o teu número ou joga as várias possibilidades que o jogo te oferece.

NOTA: Escolhe o "caminho" do meio (INPUT). Digita um número; depois, clica numa das muitas opções de cálculo. Podes somar U / DU.

.

Jogos de ADIÇÃO, (Cuisenaire), com autocorreção.  Exemplos: 18 + ...= 38

Estratégia "Somar 12, 22, 32)

Estratégia "Somar 9, 19, 29)

São exercícios como: 15+...=20;  12+...=20; 56+...=60; 45+...=70   (Até 100). Arrastas os bocados de tubo para fazeres um "escorrega" de Parque Aquático. JOGO: Primeiro fazes os amigos de 20; depois fazes os amigos de 100; só então podes selecionar outros (30, 40...).

 

Adição com decomposição: Tens 3 níveis, com vários jogos cada um. O nível "beginner" começa com exercícios do tipo 321+234 mas os outros níveis são idênticos. A dificuldade do 3.º nível é pouco diferente da do 1.º nível.

Idades: A partir do 2.º ano de escolaridade. (6-7-8 anos)  Adição com decomposição:

.

Composição / Adição

de números

Tiro ao alvo 1: Apresentação PPT com números até 30.

Tiro ao alvo 2: Apresentação PPT com números até 90.

Somar, com rectas numéricas: Apresentação PPT com números até 70.

.

Números até 200 ()

(Decomposição/Autocorrecção)

Composição de um valor em euros e cêntimos: Neste jogo para o 3.º ano (e superior), parte do princípio que estás a trabalhar com Euros e cêntimos.

 

Compõe números: Tem 4 níveis de COMPOSIÇÃO, sendo 2 deles com números inteiros e outros dois com decimais.

Podes arrastar os valores (MCDU milhares, centenas, dezenas ou unidades) para a balança, esconder o total, ... .

JOGO: Se preferires, faz o que o jogo te pede: várias maneiras de fazer o número x .

Vê: VALOR POSICIONAL 

.

Clica para decompores: Começa por (TU = DU). Deves escolher os números que totalizam o número dado pelo computador. EXEMPLO: se o PC te mostrar 35, deves clicar em 30 e em 5. Tem muitos níveis de dificuldade e inclui números decimais. Os exercícios da parte de baixo do menu principal são de composição. Funcionam assim: seleccionas os números de cima (30 e 9) e, depois, pressionas na seta para ver o número composto. Podes registar no caderno e resolver; finalmente, apresenta-se a soma.

Clica F11 para jogar e sair.

.

Compor e decompor n.os: Jogo semelhante ao anterior, MAIS SIMPLES. IMPORTANTE: Não consideres a mensagem inicial «Choose 4 numbers...». Clica em PLAY. Exemplo (HTU = CDU): Começa com PLAY; surge um número (ex. 622). Clica em 600, 20, 2. De seguida, clica ANSWER. Projecte este jogo: os alunos fazem no caderno e uma criança resolve em linha.

.

Euro - JOGOS: Excelentes exercícios de composição e decomposição de números, para todas as crianças.

.

Clica para decompores: Deves escolher se preferes o MAB (placas, barras e cubinhos) ou o ÁBACO. Depois, clicas em cada ordem e vê o que acontece.

Clica em baixo, para decompores ou compores os números obtidos.

Problema com livros.

ADIÇÃO com decomposição.

.

Quantos faltam para...?Jogo com 4 níveis: 1. Quanto falta para obter 1 (n.os decimais); 2. Quanto falta para obter 10; 3. Quanto... 20 e ainda outro jogo para obter 100. NOTA: No jogo de 20, há um erro: é apresentado o número 10, em vez do 20. Por isso, calcula sempre em função do 20.

Operações inversas, para todas as operações matemáticas.  Operações inversas, para todas as operações matemáticas.

Excelente jogo: os diversos elementos das operações podem ser descobertos na totalidade ou parcialmente. Ex.: 9x5= 45 / 5x9=45 / 45:9=5 / 45:5=9

...

Completa o muro (máximo 99): Arrasta os números que estão em baixo para os locais adequados.

Mais jogos de muros de tijolos, para completares

Caixas baratas e caras: Adiciona os preços e recebe caixas com brindes-surpresa.

Tens 3 níveis (ex.: 4+7) ou (ex.:325 + 35 + 45) e podes jogar com 2 ou 3 caixas ("parcelas").

.

JOGO: Procura as parcelas certas: Jogo com dados. Deves clicar nos dados cuja soma seja o número pedido.

Jogo muito animado, com tempo. Tens 5 níveis.

.

Sequências para os mais novos: Seleciona «Sequências».

É um conjunto de atividades dos 5 aos 8 anos. Clica F11 para jogar e sair. 

.

Adiciona de todas as maneiras: adição que mais te interessar.  Exercícios de cálculo mental. Clica F11 para jogar e sair. 

Adiciona de todas as maneiras: Seleciona a adição que mais te interessar.

.

JOGO: (5-7 anos) Enche o depósito da nave: Apanha os números que completam o total dado pelo jogo. Destrói os meteoros, disparando com a tecla SPACE, embora não ganhes nada com isso.  Exercícios do tipo: 2 +... + ... = 7

Tabelas de dupla entrada: Seleciona ADIÇÃO (há mais). Podes construir a tua própria tabela, com ou sem resultados. Faz jogos de descoberta.

(Nota: A imagem representa uma das opções).

 

.

Contar números: Tens 2 caminhos: à esquerda, podes decidir em que número começar; depois, o jogo "manda" contar de 1 em 1. À direita, podes decidir também em que número queres começar mas podes, ainda, determinar de quantos em quantos vais contar.

EXEMPLO: Digitas "0.5" e "OK". Esta contagem gerada pode ser escondida ou mostrada. BRINCA e APRENDE.

.

Ordenar números 1

Ordenar números 2

Jogo para os alunos da Pré/1.º ano... mas também pode ser para mais novinhos. Arrasta os gorros para cada cabeça, na ordem correcta. O jogo n.º 2 tem números negativos. Amplitude dos jogos: de -9 até 20.

...

Sequências numéricas

Jogos Hot Potatoes,  com contagens crescentes e decrescentes e ainda sequências numéricas, com padrões fáceis

Sequências numéricas

Sequências numéricas  (+)

Este jogo é para as crianças que não se assustam. Dada uma sequência, coloca o número que falta. ASSIM: digita-o na calculadora e clica «ENTER». Na barra de endereços, muda 2.html para 3.html. Nível + elevado.

.

Sequências numéricasEscolhe a dezena que mais te convier.

Sequências numéricas: Jogo semelhante ao anterior.

A imagem à direita refere-se ao comando «INPUT OWN STEPS...»

.

Sequências numéricas: Jogo extraordinário, com muitos níveis, incluindo n.os decimais. Basicamente, são dados 3 «steps», i.e., o avanço ou o recuo sequencial. Clique na 1.a casa de cada linha para saber o número de partida. Neste ponto, a classe pode copiar as sequências para o caderno ou responder oralmente. F11 para jogar e sair. Vê a sugestão à direita: Só revelei alguns números. Deves descobrir o comando das sequências e também os números de cada uma. FAZ TU MESMA(a) outras.

.

 

 

.

Contagens e Sequências

Clica F11 para ecrã maior

Jogo de contagens crescentes e decrescentes e ainda sequências numéricas, com padrões fáceis (do 1.º ao 4,º ano),  com lagartas encantadoras. Ordenar números, que podem ir até 30 ou mesmo 100. Clica F11 para jogar e sair.

.

Sequências numéricas: Tens 20 níveis para trabalhares, cada qual com 5 patamares de dificuldade.

Se selecionares «EASY», só precisas de descobrir um número. Em «MEDIUM», faltam dois (...).

.

Sequências de Números

Clica e desce a página. Todos os exercícios são em tamanho muito pequeno.

Sequências de Números

Jogo para o 1.º e o 2.º ciclos.

Sequências de Números

Faz as tuas próprias sequências numéricas (Fácil / Difícil / Muito difícil)

Ordena os números

F11 para jogar e sair. NÃO DESLIGUES. RETROCEDE! Primeiro selecciona os limites do teu jogo. Podes escolher números de zero até aos milhares. Depois, colocas os números por ordem crescente, da esquerda para a direita.

.

. . .

.

VER: Rectas numéricas: Contém todos os exercícios, jogos, apresentações PPT e outros, nesta área.

VER: VALOR POSICIONAL - Milhar Centena Dezena Unidade   

Sinal maior e menor

Pequena Apresentação PPT, com a utilização  dos sinais >, < e = .

Sinal maior e menor

Coloca um número adequado ou arrasta o sinal, com a utilização  dos sinais >, < e = .

Sinal maior e menor

Arrasta os sinais para o local correcto. O mesmo: Sinal maior e menor

 

 

A rã saltadora: Jogo em que a criança vai clicando numa sequência numérica, para a rã saltar de nenúfar em nenúfar.

CERCIFAF:"Borboletas" 

Contar e ordenar

Muitas contagens

JOGO DE CONTAGEM: Leva o monstrinho a saltar de 2 em 2 ou a saltar de 1 em 1, em contagem crescente e decrescente. (Jogo para o 1.º ano, avançado). Veja a casa de partida e a de chegada.

Muitas contagens: Inúmeras ligações para exercícios de contagem e operações aritméticas.

Cálculo mental até 10, 20, ...

Cálculo mental até 10, 20

(Esta é a página inicial)

(em inglês): Muito bom para todas as idades desde a Pré ao 1.º ciclo. Em cima, à direita, onde lês «SEARCH NRICH», escreve «balance».  É uma balança numérica, que se deve equilibrar. Há muitos níveis. Tem possibilidades extraordinárias. É em inglês; por isso, precisa de acompanhar as suas crianças/alunos.

Escolhe sempre FULLSIZE.

.

Joga dominó e outros jogos divertidos.

Constrói um dominó

Para jogares dominó, lê sempre as mensagens (ou pede ajuda a um adulto).

Escolhe as tuas 7 peças, das 28 que te são apresentadas.

Lê as orientações que te dizem quem começa. Para jogar, arrasta as peças.

Quando não puderes jogar, vai ao baralho (à esquerda), clicando nas peças.  Quando te aparecer o número que te falta, arrasta a peça para o jogo. 

DOMINÓ: Imprime 28 peças, com números, imagens ou pontos. (Formato PDF).

.

Mend the number square

A criança deve colocar o número indicado pelo boneco. Este jogo apresenta uma tabela com os números até 100 (quadrada=square) e faltam sempre 4 números).

..

AAA Math

Contagens/Counting

Padrões de Numeração

Adição / Imensas variantes

Clique: START. Depois de preencher, clique: CHECK!

Este site (AAAMath) tem inúmeros exercícios de sequências de números, de 0 até 100. São quase todos fáceis, quer na ordem crescente quer na decrescente. Com algumas excepções, são formadas por números consecutivos e julgo serem adequados às crianças com mais lentidão na aprendizagem.

NOTA: Estes jogos não são "vistosos" mas são funcionais! Imensas variantes!

  Desça sempre as páginas porque os jogos estão logo aí.

Soma e segue

Soma e verifica os teus resultados. F11 para jogar e sair. Por favor. RETROCEDE, não desligues a página. Salón Hogar - Canal Educativo.

,

       

ESTUDO DA PROFESSORA

Caro/a colega: Neste website, encontra muitas questões relacionadas com a noção de número, bem como métodos e meios auxiliares do cálculo.

Módulo1: Números e Sistemas de Numeração: Exercícios práticos de contagens  (Tem diferentes bases, com ábaco. Veja "Exercício1".  

Planificação das aprendizagens:   Aqui pode encontrar informações preciosas para planificar as aulas de matemática do 1.º ciclo (em inglês). Seleccione os diferentes anos em «Unit Year 2,3,4...», que se encontram à esquerda da página que se abre nesta ligação.

* Correio: escolovar+@gmail.com

((Prof. Vaz Nunes)  - Ovar - Portugal - Direitos reservados para os autores